segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Erros de português.. "Que treta, não sabes escrever? aprende por favor "

Por favor não me obriguem mais a ler textos escritos dessa forma: "vosse" ; "semtimento", "diferensa" ; "en" ; "jessus" ; "cunhecer". É claro que nunca chegaremos a perfeição da escrita, estamos constantemente a se enganar em certas palavras. Temos uma variedade e uma confusão muito grande entre letras e sons (principalmente sons de "s" e "z" - e as letras s, c, ç, sc, sç, x, ss, z, ufa!) e só tem um jeito de aprender e desenvolver isso: praticando.

Ao invés de ficar 5 horas jogando o maldito jogo CS, a ver durante todo o dia a televisão, poderias estar a ler um bom livro, desliga um pouco o computador e o mp4 e leia um livro com aventuras, romance, terror. Sim, é verdade os livros possuem tudo isso e muito mais.

Alguns amigos e pessoas próximas costumam dizer: " É tão entediante ler, leio três paginas e já nem consigo abrir os olhos."

Primeiro, se pegares um livro de 400 páginas, sendo que você nunca leu uma revista de banda desenhada, nunca vais apreciar o livro, amigo.

Segundo, quem tem dificuldades em manter-se acordado quando lê um livro nunca deverá ler a noite. Tipo "Ah, não tenho nada para fazer... vou ler um pouco" Ás 1 e tal da madrugada você se lembra que poderás ler para adormecer seja sincero, não perceberás nem uma palavra e garanto que em menos de 15 minutos estarás a sonhar.


Com a moda dos telemóveis e msn e todas estas coisas que são a nossa salvação, adoramos falar com os amigos e entrar em redes sociais , mas esta nova era na qual digitas tão rápido que nem sequer pensas, o mundo e eu sofre a dor de ler textos como: "Ele tava a olhar pra min, eu nen cunsigui dá meu numero, foi tal rapido" A pessoa infeliz que me obrigou a ler isto, na minha conta do orkut a menos de 2 semanas atrás, nem sequer deve ter pensado no que estava a escrever, provavelmente . O problema é esse, as pessoas hoje em dia não param para pensar nem um minuto, simplesmente fazem o que querem, como querem e ignoram tudo a sua volta. A dita pessoa me disse um dia numa das nossas conversas no msn: "Nossa você escreve tão certinho" Eu só pude lhe responder: "Agora imagina como eu me sinto a ler as tuas mensagens."


Saiba querido leitor que uma vez uma sábia professora disse-me que em menos de 10 ou 20 anos metade de mundo não saberá ler e interpretar certos textos, acharão muito, mesmo muito difíceis. E eu lamento dizer que concordo completamente. Não queremos parar um minuto dos nossos atarefados dias para falar sobre a educação, o facto de em tantos lugares terem tantas pessoas analfabetas. Pense com calma e reflita, quando uma pessoa não sabe ler nem escrever não tem poder para se defender na vida, será apenas mais um animalzinho que segue os outros. Não saber pensar pela sua própria cabeça, não poder lutar pelos seus direitos, não entender a politica. Muitos dizem que isso não interessa para nada, mas na verdade interessa. Uma pessoa sozinha não pode mudar o mundo apenas se eu e você leitor, acreditarmos na educação deste país e também de outros um dia talvez possamos mudar a historia da humanidade, tornar esse mundinho mais saudável. Tenho certeza que vocês querem o melhor para os vossos filhos e netos e para você próprio, por isso pense bem.

Muitos podem pensar que comecei a falar de uma coisa e terminei em outra, NÃO, vejam bem, tudo se envolve.
Escrever mal é um indicador de que a nossa educação esta a falhar. Não damos importância para as coisas que são precisas.

Mude seu dia um pouco, vá a uma loja próxima de si e compre um livro, ou vá a uma biblioteca publica, colecione livros, queira aprender. Não acuse ninguém pela sua maneira de escrever, olhe para si próprio e corrija os seus erros. Seja corajoso leia, aprenda, ensine, mostre ao seu país que és mais que um espectador, és uma defensora dos direitos, da educação e da cidadania.

ass: " EsTreLa"

ps: A escrita esta adaptada ao novo acordo da língua portuguesa com o Brasil.


Sem comentários: