sábado, 14 de julho de 2012

Lutando e Vencendo

Olá, como eu prometi vou passar mais tempo escrevendo no blog e contando para os meus seguidores algumas novidades.
Para começar quero agradecer a ketlyn santos pela conversa de ontem. Ela me encontrou no facebook e estivemos a conversar durante horas. A ketlyn mora em Moscovo a 7 anos, ela é brasileira. Esteve me contando as dificuldades que encontrou ao longo dos anos nesse país Lindo e bastante complicado. E me pediu para contar a história dela para os blogueiros.
 Ela quer com isso meus amigos dar-vos esperança. Por palavras dela "mesmo quando tudo parece estar a correr mal não sabemos como coisas fantásticas podem acontecer e pode começar a fazer sentido a palavra MILAGRE"!
Ketlyn nasceu em contagem, minas gerais, numa família de classe media alta. Apos uma oferta de trabalho para a mãe no final da primavera ela foi obrigada a  largar tudo, as amigas, a escola, uma grande parte da sua família e começar do zero.
Ela tinha 10 anos quando se mudou. Para ela a Rússia agora é a sua casa, mas para chegar a chamar de sua terra a este lugar gélido foi realmente dificil, segundo ela.
Ela ja sabia falar um pouco de russo desde pequena por causa do avô. Mas caros amigos, uma coisa é falar russo fluentemente outra é conhecer a lingua por  conversares com o seu avô quando se tem 10 anos. Além das dificuldades linguísticas e culturais ketlyn teve graves problemas de distúrbios alimentares e de sono que mais tarde foi diagnosticado como uma depressão ligeira. Os pais de ketlyn a amam muito e provavelmente não queriam ver a filha a sofrer mas não viam saída, apenas um tratamento de medicamentos leves para crianças, uma melhoria da alimentação e aumentar os horários de sono o que era quase uma missão impossível. Muitas vezes ketlyn afirmou para mim ter acordado ás 4 ás 5 e até as 6 da manhã do nada, sem nenhum despertador, sem ninguém a chamar ou sequer um barulho. A medica afirmou que era insónia intermédia  pois ketlyn acordava quase sempre no mesmo horário e não conseguia mais adormecer ou tinha imensas dificuldades. Ela tinha pesadelos e tornou anti-social e bastante medrosa. Ela própria não consegue entender a razão para isso, mas segundo dados de psicólogos conceituados em Portugal, após varias pesquisas conseguiram perceber que o ambiente onde a criança vive é muito importante, precisa haver estabilidade e controle por parte dos pais, para que a criança sinta-se bem, sinta-se segura amada e acima de tudo que ela não se sinta excluída ou diferente dos demais colegas. Mas quando não se entende as piadas dos colegas, e por isso não tens amigos, e quando sua própria mãe fala duas línguas distintas em casa, fazia-lhe confusão "minha mãe estava no telefone falando russo com um colega do trabalho, eu já estava acostumada mas então ela começou a falar na mesma língua para mim eu já entendia bastante bem russo nessa altura e gostava de falar com algumas colegas mas quando chegava em casa esperava ser eu mesma, falar o que eu quisesse, as girías bobas das minhas amigas do Brasil nao uma lingua que não era minha."  foi se gerando uma confusão de sentimentos dentro dela, ketlyhn nao se sentia aceita em casa e na escola. Foram anos de sofrimento, de tristeza, de noites sem dormir direito e  com o rosto coberto de lágrimas pelas demasiadas confusões que se geravam dentro da sua cabeça, sem ninguém saber.
Mas quando ela tinha 14 anos ela se apaixonou por um rapaz da sua escola, ela não conseguia parar de pensar nele de olhar para ele mas só se falaram nos seus anos quando sua mãe fez uma grande festa com muita musica e algumas amigas/os que ela ja havia conquistado com algum tempo. Ele foi  fisgado pela encantadora e lutadora ketlyn e desde então estão juntos a quase três anos. Ketlyn na semana seguinte que começou o namoro parou os remédios para depressão, dormia extremamente bem, comia, Ela realmente começou a viver.
Ela afirma que sean é uma espécie de anjo da guarda. Ele faz com que ela se sinta viva, amada e protegida. Nunca vi uma reviravolta tão grande numa historia como a que esta guerreira me contou. Já disse isso a ela mas volto a repetir que ketlyn para mim é uma lutadora, uma campeã.
Muitas pessoas desistem quando encontram-se em situações destas, ninguém entende a depressão, ela pega quem quer, como quer e sem avisar ninguém.  Destrói qualquer um, do mais rico ao mais pobre do mais burro ao mais inteligente. É uma doença que a nossa menina conseguiu destruir com AMOR!
Obrigado pela liçao ketlyn e se quiserem me contar a vossa história me mandem no e-mail Ester_lindinha_12@hotmail.com ..

Um grande abraço a todos os blogueiras- # fiquem na paz!

Sem comentários: